09 - PUNKARTE ATAAACA! (25.set.22) 11 telas de DEREK & outras punkAAAAdas

o punk não é moda! o punk não é rolê! o punk não é uma ideologia! o punk é uma forma de vida! e não qualquer uma! ela não vive intensamente, já que não é burguesa nem aristocrática! ela sim, sobrevive de modo intenso! sobreviver não é fácil. pois a vida não está ganha. e nenhum sofrimento é bom. a existência nos feri o corpo, nos humilha, nos provoca chagas, nos atormenta, no entanto, dia após dia, mesmo que o mal-estar não acabe, nossa solidariedade e heroísmo nos obriga a continuar lutando! não só em defesas e em resistências sobrevivemos, mas seguimos em frente em insurgências e em ataques! punkArte atAAAca!


e assim, no dia 25 de setembro de 2022, fomos ao ataque! mais um deles! conta-se que o que motivou esta porrada foi um cuspe. uma bela cusparada dada em 1987 que cresceu e se tornou uma entidade viva, como um monstro do pântano, ou melhor, um monstro do mangue! entidade monstruosa de mãos ágeis que sabia desenhar os rastros de sua destinação libertária. era possível ver seu visgo deixado em telas, zines, peles e orelhas. no entanto, tal monstruosidade não tinha somente um corpo. era múltiplo! aparecia simultaneamente em vários locais ao mesmo tempo! será que isso tem algum fundo de verdade? não sei vejamos algumas pistas.


estes visgos anteciparam esse domingo. que foi uma belezura da maior responsa! eita dia maravilhoso! as vísceras expostas de vidas punkistas monstruosas se materializaram nas 11 telas fantásticas de DEREK, na incrível curadoria tornada a coleção de zines GRAFIC PUNK de RÔMULO PAULINO, nas inspiradas discotecagens de MISTÉRIA CYBER & INSETOINSIDE e no som ao vivo da maravilhosa e poderosa banda pós-punk VASTO INFINITO de MARTÔNIO & NO MUSIC!

 
 

 às 16h, deste dia de punkArte atAca, INSETOINSIDE dá o play em sua mixtape digital do melhor do eletropunk e do digital hardcore. e na sequência às 15h, quem deu o play na sonzêra, foi MISTÉRIA CYBER! sua mixtape era só o melhor do ska. só os clássicos!

enquanto a sonzêra moia, a exposição se abria ao público! logo na entrada se podia mergulhar na curadoria virtuosa de RÔMULO PAULINO em sua belíssima coleção de zines GRAFIC PUNK. 


 
e atravessando o portal da punkArte atAAAca, adentrava-se na zona DEREK em suas 11 magníficas e viscerais telas. algo impressionante de se experienciar. ora uma pintura ou outra salta da tela, nos segura pela gola e ameaça nos dar um soco! mas não passa de uma brincadeira. pois logo ela nos abre um sorrisão, nos abraça e nos puxa para uma roda de pogo. ora outra pintura nos dá uma encarada por cima de nossa distração e lança um uivo. um grito onde sabemos o que ela quer nos dizer: "hei! acorda para a vida! eu sou apenas um mensageiro das dores do mundo que está aqui para te arrastar de volta à realidade"! ora a luz do sol ou da lua cheia ilumina por detrás de alguma tela e logo vemos uma espécie de raio x do vigor, da fúria e da revolta das pinceladas de derek. gestos em rebeldia desde um mundo que não nos decepciona, mas que sempre se apresentou para nós, como ameaçador e mesquinho. cada ma das 11 telas tem um álbum inteiro do mais intenso anarcopunk rock decodificado em suas cores e traços!



e agora, com a palavra, DEREK:


e o ataque na eCCe mONSTRa segue! é muita insurgência para nossos olhos e ouvidos. agora é chegada a hora para os nossos pés e corpos entrarem nesta dança insurgente! é chegada o hora de pogar com o pós-punk da VASTO INFINITO, do então power dueto orgânico MARTÔNIO & NOMUSIC e sua terceira convidada, a bateria eletrônica. impossível ficar parado/a de braços cruzados apenas escutando suas músicas que grudam e nunca mais saem da gente. como disse certa vez a grande anarquista EMMA GOLDMAN: Se eu não puder dançar, não é a minha revolução! então, simbora pogar minha gente!!!



mƎt[A]²Яtᴉ₴t₳:|:tЯ[A]₦₴mídᴉ[A]:|:da:|:ɨ₦cƎЯt3Ƶ[A]
lÉ0 pim3ntEl – [A]m[A]Иt[E]:|:da:|:h[E]Я[E]si[A]
c[E]rr[A]do, prim[A]v[E]r[A], 2022


Comentários