06 - exposição experimental: h1b3r%4%d0 no (3m173'r10_d3_3L3pU%kZ (15.maio.22)

o que seria uma exposição experimental? talvez uma que expusesse um conceito? pois bem, matutando sobre essa questão, o experimento ai teve início. pois em seguida pensei em qual conceito eu gostaria de expôr. e logo veio a ideia de "persona". sim! expor uma persona! e eu já a tinha na cabeça. mas eu deveria ainda inventar qual, ou quais características, tal deveria ter para ser assim entendida: persona conceito! e logo, surgiu a data do dia 15 de maio de 2022 para que essa exposição-experimental acontecesse. na verdade, para que tivesse início, pois permaneceria até o dia 15 de julho.

 
seria algo inusitado, apesar de ter data, a coisa aconteceria sem horário. se iniciaria a qualquer momento deste dia, e a coisa permaneceria acontecendo por dois meses. acontecimento simultâneo, presencial e online! mas... que coisa aconteceria?
 
respondo:  pUnk[A]l_sUlUk, uma p3r50%4_7r4n5míd14 h1b3r%4%d0 no (3m173'r10_d3_3L3pU%kZ (/punk al-suluk, uma persona-transmídia hibernando no cemitério de elepunks). esta persona-conceito, persona-coisa, persona-transmídia acontecendo em cinco atos! seriam eles:
 
AtO I > pUnk[A]l_sUlUk in P3R50%4-4'uD10 (persona áudio)
AtO II > pUnk[A]l_sUlUk in p3rR50%4-p4L4vr4 (persona palavra)
AtO III > pUnk[A]l_sUlUk in p3rR50%4-v1'd30 (persona vídeo)
AtO IV > pUnk[A]l_sUlUk in p3rR50%4-p3rf0rm4nc3 (persona performance)
AtO V (final) > pUnk[A]l_sUlUk in p3rR50%4-d3lír10 (persona delírio)

antes da data do início do acontecimento da exposição-experimental, paralelamente à concepção de cada ato, fui soltando uma pr0v0x por dia. pistas e fragmentos lançados para alimentar a curiosidade sobre a persona-conceito que por ai se exporia.

pr0v0x 01

pr0v0x 02


pr0v0x 03
 
 
 
pr0v0x 04
 
 

pois bem, mas... quem é esta persona-conceito? o que é uma persona-transmídia?
 
pUnk[A]l_sUlUk é um personagem que nasceu em 2014 dentro da mitopoieses de cYb1053 [A]l_5uluk (2011 - 2016 - projeto de criação musical e de universo ficcional ancestro-cyborg-punk cuja sonoridade foi nomeada de hardcore eletroacústico). nasceu como uma persona que representaria um camelô pirata guerrilheiro de uma guerrilha experimental que visava distribuir renda via a pirataria de obras de arte nada convencional. seu lema é "punks só do que mal acompanhado". inicialmente teria uma breve existência. suas aparições estariam restritas a uma série de performances, questionando o valor comercial de obras de arte, nos eventos em que o projeto cYb1053 [A]l_5uluk estivesse se apresentando. tais performances seriam basicamente a montagem de uma banquinha de camelô vendendo obras piratas de artistas locais.
 
 
era uma vez... em dezembro de 2014... no III festival ÁRVORE MONSTRO...

mas eis que, destas performances libertadoras de obras de arte para banquinhas de camelôs, pUnk[A]l_sUlUk sentiu a necessidade de se desdobrar para outras esferas da existência e se transfigurar à medida que sua persona cruzasse as fronteiras midiáticas de ser. em grande medida personificaria a ideia do filósofo e historiador da ciência robert p. crease em que este diz: "cada grupo de viajantes herda uma paisagem, uma maneira de pensar, um conjunto de insatisfações e uma direção a tomar para resolvê-las e, na jornada que daí resulta, a paisagem se transforma". troquemos aqui "cada grupo de viajantes" por "persona" e "paisagens" por mídias que temos a imagem do como é o estar e o atravessar mundos de pUnk[A]l_sUlUk.

e assim, pUnk[A]l_sUlUk começa sua jornada rumo à sua terminalidade, o (3m173'r10_d3_3L3pU%kZ  (/cemitério de elepunks/). tal qual a lenda de que os elefantes teriam uma espécie de santuário para o qual se dirigiriam antes de morrer. no entanto essa ideia terminal somente surgiu em 2016, com uma série de contos nominados de à cAmiNHo do :(){ cEmiTériO:|:de:|:elePUNKes };:

pUnk[A]l_sUlUk é outro, é o mesmo e um duplo nas mais diversas situações de seu aparecimento:
 
AtO I > pUnk[A]l_sUlUk in P3R50%4-4'uD10 (persona áudio)
*no final do vídeo, tenha em mãos um leitor de QRcode e decida para onde seguir.
 

 
é duplo e mesmo em persona-áudio: 
uma coisa é seu existir em seus eps, outra é seu existir ruidando ao vivo.
 
 
*****

AtO II > pUnk[A]l_sUlUk in p3rR50%4-p4L4vr4 (persona palavra) 

neste ato foi lido-performado o primeiro conto-punk-al-suluk que dá início à série de textos experimentais "rumo ao cemitério de elepunks". nesta caminhada inicial pUnk[A]l_sUlUk encontra o CIBERPAJÉ (aka. edgar franco). tal encontro reverencia nossa encruzilhada cósmica no TCNXMNSM em 2016.  
*no final do vídeo, há um QRcode para ampliar a dimensão da palavra-punk-al-suluquiana.
 
 
 
é outro em persona-palavra: sua máscara  de lutador de luta libre de um dos filhos del pirata morgan (pedro ortiz villanueva, luchador profissional mexicano de wrestling) é substituída por um crânio artificial de mamute. e assim,  pUnk[A]l_sUlUk narra seus encontros com outras personas extraordinárias.
 

*****
 
AtO III > pUnk[A]l_sUlUk in p3rR50%4-v1'd30 (persona vídeo) 
 
neste foi um ato de edição-performance. juntei trechos da minha websérie cYbOrgÂniA_pRiMiTivA - AtOs de EscUtA (assim se chama esta segunda temporada) onde pUnk[A]l_sUlUk vê a si mesmo vendo, enquanto segue sua derradeira jornada.
 *no final do final do vídeo há um QRcode que funciona como uma passagem de ida para cYbOrgÂniA pRiMiTivA.
 

 
volta a ser mesmo e outro em persona-vídeo: desdobra seus encontros mostrando-os na websérie cYbOrgÂniA_pRiMiTivA - AtOs de EscUtA.
 
 *****
 
 AtO IV > pUnk[A]l_sUlUk in p3rR50%4-p3rf0rm4nc3 (persona performance)

este foi também um ato de edição-performance. desta vez, juntei fragmentos da diversidade de presenças de pUnk[A]l_sUlUk. fragmentos que são na verdade rastros de seu apare|ser... a persona(lidade) é um estado de trânsito...


 
diverso, dispersos, outros em duplos enquanto pessoa-performance: aqui a incerteza do mostrar-se é sua maior expressão.
 
 
*****

AtO V (final) > pUnk[A]l_sUlUk in p3rR50%4-d3lír10 (persona delírio)

RÉQUIEM para um ÚLTIMO CONCERTO - transmitido ao vivo pelo youtube em 11 de junho, sábado, às 18h.  


 
e, por fim, persona-delírio: tudo isso ao mesmo tempo agora.
 

e assim foi a exposição-experimental pUnk[A]l_sUlUk, uma p3r50%4_7r4n5míd14 h1b3r%4%d0 no (3m173'r10_d3_3L3pU%kZ.
 


mƎt[A]²Яtᴉ₴t₳:|:tЯ[A]₦₴mídᴉ[A]:|:da:|:ɨ₦cƎЯt3Ƶ[A]
lÉ0 pim3ntEl – [A]m[A]Иt[E]:|:da:|:h[E]Я[E]si[A]
c[E]rr[A]do, inv[E]rnO, 2022

ps: dentro da exposição-experimental ouve um evento extra
no dia 25 de junho, das 14h às 20h rolou o lançamento do novo site do pUnk[A]l_sUlUk na plataforma bandcamp https://punkalsuluk.bandcamp.com/. foram seis horas de audição de toda a epgrafia punkalsulukiana.  
 


 
 

Comentários