05 - PROVE QUE VOCÊ NÃO É UM ROBÔ! (19.mar.22)


no décimo nono dia do mês de março, ano centenário da exposição brasileira de arte moderna, uma dupla 1ª exposição indivi...dual. a primeira de fredé e a primeira na e da eCCe mONSTRa. será que também seria uma primeira exposição por ai de um artista transmídia expondo todo este seu multiverso? sim! todo um universo em primeiras mãos!




por volta das 14h, diretamente de goiânia, fredé e sua companheira letícia chegam na eCCe mONSTRa! logo um vortex irá se abrir. logo um portal para um outerverso onírico estará aberto para que nossa imaginação em rebeldia se sinta em pleno êxtase humano-maquínico-entrópico-topos. fredé chega com suas imagos que logo nos intimará a respondermos a nossa mais recente questão existencial incontornável: PROVE QUE VOCÊ NÃO É UM ROBÔ.


sim! fredé veio nos intimar com sua exposição indivi...dual! artista multimídia, criador do universo transmídia onírico-ficcional intitulado “MekHanTropia” que é, não poderia chegar com algo simples e banal. cria cosmogonias exatamante para implodir nossas zonas de conforto.


fredé cf (a.k.a. frederico carvalho felipe) também é doutorando em arte e cultura visual pela ufg (universidade federal de goiás), professor de fotografia, audiovisual, imagem, storytelling e l.i.v. (laboratório inteligência de vida) e baixista da banda de rock cão breu.

logo começamos a montar, digo, mONSTRAr a exposição “Imago: Oniricopoéticas MekHanTrópicas”, pois abriremos às 14 horas. são 36 imagens distribuídas em 6 sessões. em cada sessão há um qrcode que nos envia álbum musical correspondente. experiência expandida via celular. contemplemos com os olhos e os ouvidos a vertigem onírica MekHanTrópica! imersão ou o vazio completo!


as imagens que compõem a exposição “Imago: Oniricopoéticas MekHanTrópicas” foram extraídas do inconsciente das personagens do universo onírico-ficcional “MekHanTropia”. seus sonhos estão representados imageticamente em desenhos, fotografias e hibridizações com redes neurais convolucionais.






é chegada as 15 horas. entra em cena um retorno: Cani Buiu Oracle. jogo transmídia que já esteve por aqui de passagem. há um mês antes, no exato mesversário quarto da eCCe mONSTRa. mas neste momento, quinto mês de existência nossa, chega para se juntar a nós em celebração poética lúdica. neste oráculo cani-buiuano, é evocado em nós a subjetividade maquínica de nosso olhar. é preciso olhos fotográficos para reconhecer dois qrcodes igual para seguir jogando...

 
“Cani Buiu Oracle” foi baseado, experimentalmente, na lógica operacional do clássico jogo da memória, no qual o objetivo é formar pares iguais ao virar as cartas distribuídas no tabuleiro. outras de suas bases são os conceitos de revelação, leitura e reflexão sobre arquétipos que simbolizam aspectos da vida típicos de oráculos como o tarô e o horóscopo, por exemplo.


vídeos outros! sim! da crescente videografia frederiana faltavam ainda alguns vídeos serem projetadas em nossa telona. agora, não mais! contribuindo com a pulsante experiência que vivíamos, convidados e convidadas presentes nos brindaram com uma boa e valiosa conversação sobre cada vídeo assistido. em especial fernando bomfim, sandra e léo . é sempre uma alegria enorme ter pessoas inteligentes e de extrema sensibilidade para engrandecer nossas vivências! toda esse viver videodrômico havia começado um pouco mais das 16 horas.




como programado, por volta das 17 horas, e mais alguns minutos, pois o tempo da vida é sempre mais rico do que o tempo dos relógios, fredé pré-lança seu ep “eu hoje chorei minha morte”. este que representa sonoramente transmutações psicopolíticas em “MekHanTropia”. e também marca um portal mágicko de renascimento do próprio autor: em meio ao caos, fredé CF completará seus 40 anos de idade em 26 de março de 2022 – uma semana depois desta sua exposição indivi...dual.


Ficha Técnica: 
Letras, músicas, voz, violões, baixo, percussão, sintetizadores, 
samplers, vocais, etc (D.I.Y.): Fredé CF
Participações especiais de: 
Gazy Andraus: Letra e voz - faixa 2 
Amante da Heresia: Letra - faixa 4 
Ciberpajé: uivos e instrumentos mágickos - faixa 6 
O EP foi composto, gravado, mixado, finalizado e produzido pelo
smartphone por Fredé CF em Goiânia – Goiás - Brasil, 
durante a pandemia de COVID (2022).

após assistirmos aos vídeos outros de fredé e curtirmos o fantástico pré-lançamento desse seu poderoso ep, este grande artista transmídia trocou uma ideia bem phoda com a gente. com isso pudemos conhecer mais sobre seus processos criativos, qual o instrumental artístico que ele usa pra realizar suas obras, e também quais os princípios intelectuais, os oníricos e os da ordem de sua sensibilidade que os motiva a realizar o que fredé adora realizar. 



e por fim, para fechar com chave de ouro, PROVE QUE VOCÊ NÃO É UM ROBÔ, enquanto fredé e sua companheira letícia tinham que ir embora, realizamos uma audição de todos os outros álbuns musicais de sua autoria e coautoria. uma despedida, apesar da tristeza que respinga em todo despedir, foi a alegria que se fez força maior. sentimento de realização foi quem nos dominou. tanto êxtase que foi, que nem lembramos de tomar, um gole de água sequer, durante todo esse dia! nem mesmo um trago em uma cerveja gelada que prometemos um ao outro ao longo de todos os dias do mês anterior a este magnífica abertura de exposição! e olha que há um quiosque à distância de um atravessar de rua daqui da eCCe mONSTRa! hahaha


Imago (en)Canto.
fotografia e redes neurais por Fredé CF (2019)

grade fredé! grande letícia! agradecemos pela presença monstra de vocês! nossa casa sempre será a casa de vocês também! as portas, e as janelas, estarão sempre aberta para vocês! obrigado monstruoso! 
beijo da monstra!

assitam ao vídeo explicativo e panorâmico da exposição indivi...dual "PROVE QUE VOCÊ NÃO É UM ROBÔ" na eCCe mONSTRa. e com a palavra, o artista:


vida longa e próspera para a eCCe mONSTRa!
vida longa & próspera para todas as monstras, monstros & monstres
que por aqui insurgirão em obras & em presenças!


mƎt[A]²Яtᴉ₴t₳:|:tЯ[A]₦₴mídᴉ[A]:|:da:|:ɨ₦cƎЯt3Ƶ[A]
lÉ0 pim3ntEl – [A]m[A]Иt[E]:|:da:|:h[E]Я[E]si[A]
c[E]rr[A]do, prim[A]v[E]r[A], 2022

Comentários