04 - & assim abrimos 2022 (15.jan.22)

ao despontar o ano de 2022, a eCCe mONSTRa se agita. mete os tentáculos na porta & abre o ano com uma exposição homenageada com uma instalação & brindada com um duplo lançamento. resultado: um salto múltiplo twist carpado.  




pouco antes das 16 horas, a primeira expositora, aquela que irá abrir o portal para 2022 à eCCe mONSTRa, r[A]pOz[A] sUj[A] - ⚔ lucifer da floresta ⚔ - adentra nosso espaço. & muito bem acompanhada por r[A]f[A]el ksénos, n[A]y[A]n[A] m[A]tsu, rEn[A]t[A] rIOt & dEv[A]n[A] b[A]du. r[A]pOz[A] chega com um presente de valor incalculável dada à eCCe mONSTRa. uma instalação anarco|psico|mágica de insurgência-para-adiar-o-fim-do-mundo, chamada "FAÇA DA SUA VIDA UMA EXISTÊNCIA EXPERIMENTAL"! uma dádiva que, de tão transbordante em exuberância, se tornará ritual incontornável para se poder deleitar todas as delícias maravilhosas expostas nesta microgaleria de audiovisualidade que voz fala.
 
[curiosidade: a foto utilizada como base desta colagem
foi que determinou a escolha das fotos dxs demais expositores.] 
 
> FAÇA DA SUA VIDA UMA EXISTÊNCIA EXPERIMENTAL <
texto: r[A]poz[A] suj[A]
"essa, aquela atmosfera rodeante, desviante. que entope todos os seus buracos manifestados em ausência de carne local, específica, funcional. que ladeia e afugenta a consideração da possibilidade da experimentabilidade. que, por vezes, te impede de considerar como seria se aquilo que faz coçar a geleia que preenche a cuca passasse do estado simbólico de suas imagens/linguagens mentais à materialização de um símbolo. essa atmosfera carrasca , genocida da selvageria natural da obstinação, do desejo, da naturalidade do impulso criativo. esta, esta mesma que te impede de tocar o sino, assassine-a e experimente, novamente, a multi-arte das nuances transfigurantes da realidade, rumo à feitura da utopia como defensora e praticante de seus vislumbres."
 
#esta obra é uma contribuição ao cultivo, manutenção e disseminação
do seio e da essência desta microgaleria insurgente sob a qual estamos pisando.
é também inspirada na série de zinesruídos em ruínas | ruínas em ruídos
de [A]m[A]nt[E]:|:da:|:h[E]r[E]si[A](léo pimentel), peça a ele se ainda não viu#

 

 
foi muito inspirador & empolgante ouvir as palavras desta artista insurgente sobre seus processos criativos. também foi realizador poder sentir, emanando de seus gestos & de seu olhar, todo o poder de sua poética em rebeldia & re-existente. para quem não esteve presente no dia, ao menos pode sentir parte de sua força na edição da gravação que fizemos:

em seguida, às 17h e pouquinho, porque houve um pequeno atraso devido a problemas maquínicos, surge na eCCe mONSTRa uma aparição, em nada fantasmagórica, mas não menos fantástica, de nosso grande amigo jOsÉ lOUrEs - artista multimídia, pesquisador, professor & produtor cultural! veio até nós de modo online desde anápolis (go).

josé loures veio nos brindar com uma divertida e inspiradora conversa sobre sua brilhante trajetória no mundo dos jogos enquanto expressões artísticas, políticas & ações críticas e transformadoras. até chegar à sua gamearte aqui exposta, a O ORÁCULO DA POLÍTICA BRASILEIRA (2018). &, olha, sua trajetória é phoderástica! veja alguns de seus passos:

1. santos e ídolos no rock (2011): 54 cartas criadas com um ídolo do rock, tanto brasileira quanto internacional, estampado em cada uma delas. 

2. tarô: caos e cosmos (2012): uma mistura das vivências, anseios do autor e elementos da cultura pop foram utilizadas para o desenvolvimento das versões de cada um dos arcanos maiores.

3. oitavo dia (2018): há a figura de Eva 2.0, um corpo de mulher a ser modelado. para tal, há 60 cartas de modificações corporais, moedas & 1 dado.

e enfim, seu O ORÁCULO DA POLÍTICA BRASILEIRA (2018): 

"No tabuleiro estão presentes 4 espaços que simbolizam: escândalo, prisão, morte e presidência. O jogador deve se concentrar, embaralhar as cartas e preencher os espaços determinados. O resultado representa o futuro político que aguarda o jogador em um futuro próximo. Uma das propostas do Oráculo da Política Brasileira é discutir de maneira irônica o papel do eleitor nas eleições e a corrupção que está enraizada no sistema político brasileiro."

 

veja como foi a divertida & inspiradora fala de loures:

e depois dessa apresentação empolgante, o AmAntE:|:da:|:hErEsiA & mEtA²rtistA trAnsmídiA da incErtEzA passeia pela eCCe mONSTRa mostrando ao loures o tanto que todes nós nos divertíamos com seu ORÁCULO.

 


e chega as 18h. momento dedicado até às 20h ao vídeo experimental. e quem vem para abrilhantar este momento? lOrEnA fErrEirA & frEdÉ CF

lorena ferreira genial artista de "baixa tecnologia de ponta" (como diz nosso amigo tb artista artur cabral) & performer sonoro-visuais. ela veio, online desde o município de alto araguaia (MT), agigantar nosso hall de expositores para conversar com a gente sobre seu vídeo experimental aqui em exposição MANTRAM DURGA REMIX. vídeo realizado através de improvisação de sons & imagens criadas por meio de linguagens de programação para live coding. no caso, lorena utilizou a plataforma Hydra (live coding networked visuals). assista aqui sua adorável & esclarecedora fala:

e nosso dedicado & adorável público segue prestando a atenção, interagindo & contribuindo com valiosíssimas questões & comentários. 

na sequência entra em cena as magníficas luzes & sombras psicodélicas do grande artista transmídia folk eletropunk de trincheira (ou seria de guarda-roupa?) frEdÉ CF. desde goiânia (GO), ele junta-se a nós numa onírica conversa sobre seu rico & criativo universo ficcional MEKHANTROPIA. na verdade um multiverso em expressões artísticas: textos, fotografias, imagens (https://mealuganao.blogspot.com/), álbuns musicais (https://fredefoak.bandcamp.com/), videoclipes (https://www.youtube.com/channel/UCdaptcr1-HOWrtetbPBP8vQ) & um curta-metragem. destes múltiplos versos, escolhemos 3  videoclipes & o curta. são eles:

AO AMANHECER https://youtu.be/3VjBH9zDx98
PODRE RESSENTIDO https://youtu.be/Tu27KSyUP_c
POÇO SEM FUNDO https://youtu.be/0L87nmHkwl4

CARTA A VALDEZ https://youtu.be/AVoWvjHviGI

eis aqui a fala mekhantrópica frederiana sobre seus processos criativos e poética!

 

 

e foi chegado o momento dos lançamento! 5... 4... 3... 2... 1... CANÚBIS & TERTIUM DATUR SEM SÍNTESE! foram lançados! dois projetos músico-ruidosos com toques ciberpajeanos! um aforismático, o outro dissertativo! mas ambos transbinários!

CANÚBIS: CÃO & ANÚBIS, Cannabis – Realidade Vegetal, Roy Asccot. (Ciberpajé & Fredé CF)

"acordei em uma madrugada de lua cheia, em meio a pandemia, com uma melodia em mente que me veio de um sonho. o relógio marcava 3:33. nesse sonho eu estava em uma festa (ou ritual) ancestral, em um templo em meio à natureza, com muitas plantas, animais e seres antropomórficos que me rondavam, dançavam e tocavam músicas calmas, porém intensas e viscerais. tentei reproduzi-las usando violões (aço e nylon) e alguns sintetizadores e efeitos eletrônicos, para trazer uma ambientação mais onírico-psicodélica para as músicas, além de estéreos e contrastes entre o orgânico e o virtual, o ancestral e o futurista, o validado e o abstrato, a fantasia e a lucidez, tudo em constante movimento. "
 
 
TERTIUM DATUR SEM SÍNTESE
(QUILOMBOT > Ciberpajé e AmAntE da hErEsiA) https://quilombot.bandcamp.com/releases

o binarismo só poderia ser inventado por seres apartados da natureza cósmica e natural, autocentrados, egoicos e anticósmicos. e perceba, em certa medida, esses seres dominam hoje a cultura humana, somos regidos pelo hipercapital que acredita que a natureza é uma massinha de modelar e pode ser usada ao seu bel prazer. foram esses seres que engendraram o binarismo, pois ele dialoga diretamente com sua perspectiva equivocada da vida, toda ela construída de impressões binárias que resumem suas interações com o mundo a partir de um GOSTO/NÃO GOSTO, AMO/ODEIO, BOM/MAU, AMIGO/INIMIGO. não existe nem ao menos uma terceira possibilidade, e o que eles amam costuma ser apenas a eles mesmos. assim o resto da humanidade torna-se o inimigo a ser destruído ou compro para trabalhar para eles, mas sempre inimigo. nada de realmente integrativo, cooperativo, empático e belo pode nascer de tal linguagem. 

o lançamento seguiu a linha da audição precedida por uma introdução de seus realizadores, sobre como foram criados os eps & as respectivas artes das capas, & quais foram as ideias que motivaram tais criações, & sucedida por questões & comentários do incansável público. como se vê no vídeo a seguir, nosso querido CIBERPAJÉ (edgar franco - https://ciberpaje.blogspot.com/) dá a largada nos envolvendo & acolhendo com uma instigante introdução a ambas obras primas do underground que tem o seu toque: seu projeto sonoro-aforismático "ciberpajé", cujo convidado da vez, para concebê-lo, é o fredé cf; & seu recente projeto transbinário ruidalizador-dissertativo, o QuilomBot, em pasceria com amante da heresia em seu primeiro ep "tertium datur sem síntese". 
 
 
em seguida, vibrante & empolgadamente, FREDÉ CF discorre sobre outos detalhes da concepção de seu CANÚBIS com ciberpajé.
 
 
e, enfim chega a última fala deste dia inesquecível, AmAntE:|:da:|:hErEsiA & mEtA²rtistA trAnsmídiA da incErtEzA nos conta, de modo quilombotesco, como o ep TERTIUM DATUR SEM SÍNTESE foi construído na ideia de transtese transbinária. algo que somente assistindo ao vídeo e ouvindo o ep, pode se compreender a extenção de tamanha doidêra criativa, crítica, desestabilizadora e divertida que é estar em QUILOMBOT.
 
veja agora o vídeo:



& assim, finalizamos essa incrível abertura de exposição & lançamento de eps, aqui em nossa microgaleria de audiovisualidade eCCe mONSTRa.
 

vida longa e próspera para a eCCe mONSTRa! 
vida longa & próspera para todas as monstras, monstros & monstres 
que por aqui insurgirão em obras & em presenças!



mƎt[A]²Яtᴉ₴t₳:|:tЯ[A]₦₴mídᴉ[A]:|:da:|:ɨ₦cƎЯt3Ƶ[A]
lÉ0 pim3ntEl – [A]m[A]Иt[E]:|:da:|:h[E]Я[E]si[A]
c[E]rr[A]do, v[E]rÃO, 2022




























Comentários