02 – a abertura (13 nov.21)


chega o grande dia! a microgaleria de audiovisualidades EccE MonStrA abre suas portas às 16h! foi um dia maravilhoso! 
 
 
às 14h chegaram artur cabral e tainá luize, que finalizaram a montagem de sua obra Ip3-Amarelo. que seria apresentada pelo próprio autor às 18h.

(foto por Larissa Lima)
 
 
marcou-se no relógio 16h, as primeiras convidadas e convidados, para essa grande festa da audiovisualidade em rebeldia, começam a chegar.

às 17h e alguns minutos tivemos as ilustres webpresenças de bruno mendonça e de ciberpajé (edgar franco) – ambos desde goiânia. uma sala aumentada entre brasília e goiânia onde tivemos a alegria de vivenciar um excelente bate-papo online sobre os processos criativos, sobre suas respectivas poética e outras história expandidas e de bastidores de sua fantástica, crítica e desestabilizadora gamearte posthuman ms pacman. foi uma hora inteirinha de muita reflexão, troca de ideias e de alegrias conduzidas por tal criativo e colaborativo monstro de duas cabeças. 

debate online com os realizadores Ciberpajé & Bruno Mendonça da gamearte Posthuman Ms. Pacman
estão também na foto, da direita pra esquerda, Andrea Araújo, Artur Cabral, Tainá Luize & AmAntE da hErEsiA.

(vídeo 01: falas de AmAntE da hErEsiA & Ciberpajé).

(vídeo 02: fala do bruno. foi assim editado por concentrar a explicação do conceito do jogo. e deste modo servia como uma boa introdução para acompanhar a obra ao longo do tempo de sua exposição da EccE MonStrA)

Marcela Campos jogando Posthuman Ms. Pacman (foto por Larissa Lima)

em seguida, às 18h e pouquinho, nos colocamos diante do crescimento, do florescimento e da morte ciborgânicos do IP3_Amarelo. obra de arte e tecnologia de artur cabral, um monstro dos experimentos de “baixa tecnologia de ponta”. neste momento filmamos uma fala sua sobre detalhes dessa obra ímpar, enquanto algumas pessoas chegavam e circulavam pelo espaço da EccE MonStrA. era lindo de se ver. algumas jogavam avidamente a desafiadora gamearte anteriormente apresentada, já outras apreciavam atentamente e maravilhadas esta obra de cerrado virtual. e todo mundo querendo saber mais sobre o espaço, as obras e seus respectivos criadores. infelizmente, artur e tainá não puderam ficar até o fim da festa. um compromisso os levou embora, mas suas alegrias e arte ficaram com a gente até o apagar das luzes. 

(foto por Larissa Lima)


Detalhes da obra Ip3_Amarelo

e fechando este dia de abertura da EccE MonStrA, lá pelas 19h, uma das três cabeças de um monstro tricéfalo zineasta (ciberpajé, amante da heresia & luiz fers), amante da heresia (aka. léo pimentel) apresenta o que são os curt[A]forismos. apresentação com direto à exibição do verbete na fictícia DistorpédiA (A enciclopédia das forças distorsivas), à leitura do manifesto do curtaforismo e à exibição do, valioso e disputadíssimo, certificado de garantia se este ou aquele vídeo é um curtaforismo genuíno – obviamente uma brincadeira com a certificação de obras de arte. 

Indo para a tela.


 
feito isso foram exibidos ao público presente (Larissa Lima, Nárjara Coelho, Marcela Campos & João Angelini) , seus únicos exemplares de até então: Deus (2018), Quando o diabo atenta (2018), O Fim de Tudo (2019) e [Des]Live (2020).
 
 
 
 
 

 
Frame do curtAforismo (Des)Live (2020) - (foto por Larissa Lima)
 
o debate seguido foi uma lindeza que só vendo. com ele brindamos, e fechamos com chave de ástato o término deste dia que abre o horizonte para uma bela e poderosa história. 
 
 
vida longa e próspera para a EccE MonStrA! 
vida longa & próspera para todas as monstras e monstros 
que por aqui insurgirão em obras e em presenças!



mƎt[A]²Яtᴉ₴t₳:|:tЯ[A]₦₴mídᴉ[A]:|:da:|:ɨ₦cƎЯt3Ƶ[A]
lÉ0 pim3ntEl – [A]m[A]Иt[E]:|:da:|:h[E]Я[E]si[A]
c[E]rr[A]do, prim[A]v[E]r[A], 2021

Comentários