01 – às portas da abertura (07 – 12 nov.21)

 
 
um nome pensado há seis meses antes. numa reapropriação para torna-lo um conceito. pesquisa para encontrar alguém que tivesse captado a mesma idéia. na ocasião, ninguém. a coisa era original. logo, uma logo. cinco meses depois, uma abertura projetada para dai um mês: artistas e obras escolhidas – uma gamearte, uma arte e tecnologia e uma sequência de curtas experimentais. uma semana antes da abertura, um projeto: lançar um vídeo por dia, chamados em seu conjunto de pr0v0x (provocações) – em homenagem à anarquia e ao dadaísmo do grupo provo de amsterdã dos anos de 1965 à 1967 – para divulgar e provocar pessoas à nos visitar. seriam seis pr0v0x!

a primeira pr0v0x é simplesmente o nome, a logo e a data de abertura sobre um fundo de ilusão de ótica em movimento combinada com uma bailarina dançando. trinta segundos onde há um narrador da simplicidade do vídeo. algo óbvio e sem surpresas.



a segunda pr0v0x já começa com algumas estranhezas. numa colagem em animação simples, de um minuto, m1₴tÉЯ1[A] cYb3Я (/mistéria cyber/) caminha com seu pequeno cão-cthulhu-morcego, por sobre imagens do teste da bomba atômica (nevada, eua, 1955). entre as duas personas acontece um pequeno diálogo. neste, à aquilo dito na pr0v0 anterior é acrescentado a ideia de que, neste espaço haverão três experiências audiovisualescas: gamearte, videoarte e curtas-metragens experimentais.



na terceira pr0v0x, o humor é o tom. é também uma colagem onde, por sobre um meme em vídeo de duas crianças dançando, acrescentamos um diálogo onde uma delas convida a outra para a abertura. este vídeo tem quase um minuto e as informações textuais são as mesmas que a da anterior.



chega a quarta pr0v0x! esta dá todas as informações sobre o evento: quais artistas participarão e quais de suas respectivas obras estarão expostas – posthuman ms pacman de bruno mendonça e ciberpajé; a ip3-amarelo de artur cabral; e os curtaforismos de amante da heresia, ciberpajé e luiz fers. essas infos são dadas por um alienígena em depoimento onde lhe acrescentamos a voz. a tônica desta pr0v0x é o terrir.



tudo ia bem como o planejado, mas uma reviravolta inesperada e, portanto, impensada até então, teria que acontecer. um milagre! só que invertido. imagine o tanto de caos e quantos acasos que aconteceram em toda a história do universo para dar as condições necessárias para o acontecimento deste milagre invertido: o convite de uma amiga, para o lançamento de seu livro, em uma galeria em curitiba. quanto orgulho e alegria senti em relação a esta amiga nesta sua bela e grandiosa realização. no entanto, um inesperado que mudaria tudo, estava ali à espreita. de olhos irônicos para mim e com dentes sarcásticos à mostra, essa galeria curitibana tinha sido recém aberta por lá, com exatamente o mesmo nome da microgaleria que eu abriria daqui a três dias!

assim a urgência se fez imperiosa! o que fazer? a quinta, e portanto, a penúltima pr0v0x tinha que ser feita. e agora? ...


simples! rebatizar minha microgaleria e fazer uma pr0v0x que ao mesmo tempo mantivesse o tom informacional e insólito das anteriores, e que também, narrasse a mudança de nome e de logo. pois bem, assim foi feita. são dois minutos e dezessete segundos da mais divertida brincadeira com o acaso. por sobre cenas do filme “guerra dos mundos” (the war of the worlds) da versão de 1953, dirigida por byron haski, construí a narrativa. estas cenas são intercaladas com outras imagens para propiciar um diálogo divertido sobre este acaso. há também algumas brincadeiras visuais para as pessoas descobrirem ao longo desta penúltima pr0v0x.



por fim, ecce a última! esta simula o movimento dos olhos sobre as informações da abertura da EccE MonStrA – microgaleria de audiovisualidades. olhos que lêem apenas esta parte do cartaz que tem muito mais para ser visto. já que as infos lidas são apenas uma fração do disposto numa página de história em quadrinhos – completude que somente será vista tendo a cesso a imagem fora desta pr0v0x. a HQ ai sugerida às vistas foi anteriormente reconstruída a partir da apropriação para fins de remixagem de moment of decision (space adventures #11, 1954), de steve ditko (1927 – 2018). 
 
 
 


mƎt[A]²Яtᴉ₴t₳:|:tЯ[A]₦₴mídᴉ[A]:|:da:|:ɨ₦cƎЯt3Ƶ[A]
lÉ0 pim3ntEl – [A]m[A]Иt[E]:|:da:|:h[E]Я[E]si[A]
c[E]rr[A]do, prim[A]v[E]r[A], 2021

Comentários